Unity3D (Essentials)

Unity Essentials

O público-alvo deste curso são alunos de cursos de graduação em jogos eletrônicos, design e programação que desejam conhecer como a engine de jogos Unity 3D funciona e como ela é usada no dia-a-dia nas empresas.

Pré-requisitos

• Conhecimentos básicos sobre matemática: plano cartesiano, coordenadas, pontos, planos e vetores
• Conhecimentos básicos sobre física: gravidade, fricção, inércia, etc. Não é necessário saber fórmulas e equações, apenas os conceitos.

Conteúdo

• O que é uma Game Engine? O que uma game engine pode fazer, quais os diferentes tipos e para que servem?
• A Unity como uma Game Engine. Dentro do contexto de engines, onde a Unity se encaixa e por que ela é tão popular. As diferentes versões e por que elas existem.
• Apresentação de projetos feitos na Unity. Projetos de jogos de computador, de mobile, de console, projetos de aplicativos (não-jogos).
• Apresentação do projeto Angry Bots. O projeto que vem junto com a Unity é um ótimo lugar para começar. Vamos explorá-lo para conhecermos a ferramenta como um todo.
• Terminologias da Unity. Assets, resources, files, game objects, components, scripts, prefabs, scenes, etc.
• Sistema de coordenadas. Apresentação dos diferentes sistemas de coordenadas que a Unity trabalha.
• Criação do primeiro projeto. Criação de um projeto vazio que continuaremos até o final do curso.
• Cenas. O que são as cenas e para que servem.
• Organização das pastas do projeto. Apresentação do padrão recomendado para a organização dos projeto em Unity.
• O padrão entidade-compomente. Como os elementos da Unity são organizados.
• Game Object. O elemento base da Unity.
• Componentes. As funcionalidades.
• Prefabs. O que são, para que servem e quais as suas limitações.
• Painéis. Scene, Hierarchy, Project, Inspector, Game, Console, etc.
• Navegação e atalhos. Como usar a interface da Unity de maneira eficiente.
• Menus. Onde se encontram os comandos e funcionalidades da engine. Explicação do mais importantes itens do menu
• Importação e exportação de packages. Como importar e exportar assets e funcionalidades para compartilhar com outros desenvolvedores.
• Opções. Configurações básicas.
• Câmeras. Tipos diferentes de câmeras, como e quando usá-las
• Componentes de cena: Skybox, Fog, Lights
• Física. Como funciona a física na Unity e como usá-la de maneira eficiente (rigid body, colliders, materials)
• Organização. Tags e Layers
• First Person Controller. Script básico para navegação em um cenário 3D.
• Terrenos. Trabalhando com as ferramentas de terreno da Unity.
• Unity 2D. Apresentação do novo sistema de 2D da Unity.
• In-Game GUI. Criação elementos simples usando a GUI default da Unity.
• Apresentação e discussão dos elementos (botões, labels, text fields, etc)
GUI Texture
GUI Text
3D Text.
• Sistema de partículas Shuriken. Apresentação de cada um dos parâmetros do sistema de partículas Shuriken (bult-in na Unity).
• Animações. O básico sobre animações na Unity. Como as animações funcionam na Unity e como configurá-las.
Dope Sheet
Curves
• Edição das curvas da animação
• Máquina de estados de animação
• Javascript, C# ou Boo? Apresentação das três linguagens de programação disponíveis na Unity e explicação sobre as diferenças entre elas.
• MonoBehaviour. Apresentação e explicação da classe base para todos os scripts.
• Sistema de mensagens. Explicação do sistema de mensagens em que a Unity trabalha.
• Criando comportamentos para os elementos do jogo. Explicação passo a passo de como criar um comportamento básico de um elemento de jogo.
• Expondo propriedades no editor.
• Input. Mouse e teclado
• Transformações: translation, rotation, scale.
• Criando elementos de jogo dinamicamente usando Prefabs.

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