Facial Modeling

 
A modelagem facial apresentada no Autodesk University Brasil 2011, em São Paulo, 21 de setembro, por Marco Antonio de Azevedo, instrutor na Van Marc Motion Design e membro colaborador da Comunidade Autodesk Brasil, foi publicada na Pixel Arts Magazine, no tutorial on-line (HTTP://pixelarts.eu).A renderização final, foto-realista, foi resultado de alguns meses de pesquisa, ensaios fotográficos e bastante trabalho com o Autodesk 3ds Max 2012 e o Autodesk MudBox 2012. Foram utilizadas fotografias para a modelagem como referência de background. Os ensaios fotográficos foram realizados especialmente para este fim no estúdio da Vita Produções na região de São José, Grande Florianópolis, Santa Catarina. Para a modelagem em si, foi utilizada uma técnica pouco comum onde cada vértice da malha 3D foi colocado pontualmente em seu lugar, conferindo à malha um nível de detalhamento mais avançado, à medida que cada parte da face ia sendo construída, diferentemente de outros tipos de modelagem mais comuns onde o detalhamento se dá após toda a modelagem bruta estar construída. Mesmo sendo construída ponto por ponto, a malha foi criada de forma bastante rápida graças aos recursos do Graphite Modeling Tools, ferrmenta integrante do Autodesk 3ds Max 2012.

Tanto o modelo 3D como toda a simulação de luz e estúdio ao fundo foram baseados nas medidas fisicamente reais do local. Foram utilizadas luzes fotométricas com o renderizador mental Ray, plug-in nativo do Autodesk 3ds Max 2012 e o material Subsurface Scattering que deu o toque necessário ao realismo da renderização. Neste tutorial você vai conferir como foi feita essa modelagem, além de ver dicas sobre a utilização do SSS Material, entre outras. A produção teve a participação da Modelo Vanessa Fagundes de Azevedo e os fotógrafos Grazi Titon e Mauri de Moura.

 
A Pixel Arts Magazine é produzida pelo Eye Production, estúdio de motion design fundado em 2001, na Romênia. O estúdio concentra-se em animação e motion para a publicidade, radiodifusão, bem como in-store animations e finishing touches em uma variedade de trabalhalhos desde comerciais e promos, aos novas medias e anúncios em vídeo na web. Ganhando experiência, trabalhando para o bem-sei clientes como: TV Prima, Adevarul, Click, Antena1, Realitatea TV, Disney. Eye Production agora consiste de vários designers jovens e ambiciosos, especializado em 2D, CG, motion design gráfico e composição. Eye Production faz livros que se adaptam a todos os tipos de publicação com texto, imagens ou multimídia.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s